Quem Somos

O Ateliê AVD Arte & Restauro atua no mercado brasileiro desenvolvendo projetos culturais, restauração e conservação de acervos e de coleções particulares. Conta profissionais especialistas para o planejamento e execução dos projetos,  possuindo duas unidades na cidade de São Paulo.

 

Adriana Vera Duarte é sócia fundadora da AVD Arte Projetos Culturais e Restaurações Ltda, graduada em Conservação e Restauro pela PUC-SP, graduação em Administração de Empresas pela FECAP e Especializações em Controladoria e Administração de Recursos Humanos pela FGV-SP, cursou as disciplinas de Pós-Graduação: Artes Plásticas na América Latina e Paradigmas Europeus pela UNESP-SP e Física aplicada ao estudo de objetos do patrimônio na Universidade de São Paulo, USP-SP.

Dedica-se aos projetos de Conservação, Restauração e Difusão de acervos, além de sempre participar de Congressos e cursos na área, atuando em Gestão de projetos por mais de 15 anos.

Elabora propostas de Projetos culturais voltados para Preservação do Patrimônio e para Difusão de acervos Institucionais utilizando-se dos mecanismos de incentivo a cultura, Lei Rouanet (antiga), Proac e leis de incentive municipais , tendo elaborado as propostas culturais, todas aprovadas como: Catálogo das obras de Portinari de Batatais-SP (Lei Rouanet), Segurança monitorada e proteção da Coleção sacra do artista Candido Portinari do Santuário Bom Jesus da Cana Verde de Batatais-SP (Proac ICMS), Exposição: “Os Mochicas: Vencedores do Deserto” (Lei Rouanet) e Conservação e Restauração do acervo da Pinacoteca Municipal de Bauru (Proac Editais), Conservação e Restauração do Museu Histórico de Ribeirão Preto (Proac).

Em 2013 e 2014, fez parte da equipe que realizou os trabalhos de restauração da coleção sacra de Candido Portinari em Batatais-SP (tombada pelo IPHAN e Condephaat). Este projeto multidisciplinar teve grande repercussão sendo amplamente divulgado pela mídia. Além dos procedimentos de restauro, foi responsável pelo registro e documentação das obras realizando relatórios detalhados de todo o projeto, ação educativa, divulgação do projeto e execução de medidas de Conservação preventiva para adequação das condições ambientais da Igreja Bom Jesus da Cana Verde, local onde se encontra a coleção.

A Restauradora realizou um “Experimento Controlado” com o apoio do IF-USP e da Física Prof. Dra. Márcia Rizzutto, como parte do estudo das cores alteradas das obras de Candido Portinari de Batatais, com o objetivo de estudar os efeitos e estancar o processo de degradação causado pela incidência de luz ultravioleta nos pigmentos utilizados por Portinari em algumas dessas obras restauradas em 2014.

Executou no Laboratório do Museu Tumbas Reales de Sipan no Peru em 2015 trabalhos de Conservação e Restauração em metais arqueológicos, como por exemplo a restauração de pingente “mochica” em cobre-prateado, uma técnica “mochica” onde a peça em cobre é recoberta com uma finíssima camada de prata. Os procedimentos realizados foram: limpeza mecânica da peça totalmente oxidada, retirada e nivelamento das concreções aderidas com bisturi, " dremel " e auxílio do microscópio, reforço estrutural devido a sua fragilidade com gaze sintética, tratamento químico para inibição da oxidação, e outros. Como não foram retiradas todas as camadas de oxidação, abriu-se uma pequena “janela” na camada de oxidação revelando o núcleo em prata, como testemunho.

 

 

 

Regis Fantin Duarte é sócio fundador da AVD Arte Projetos Culturais e Restaurações Ltda, Graduado em Informática, especialista em Marketing, possui MBA em Administração e especialização em Marketing,  atua há mais de 25 anos nas áreas de vendas e marketing.

Na AVD Arte atua no Marketing Cultural com a elaboração e acompanhamento de projetos culturais, no desenvolvimento de material promocional para captação de fundos para projetos e na gestão do ateliê.